Você sabe o que significa a meia-lua nas unhas? A resposta é mais importante do que pensa!

Publicidade

O corpo humano esconde mistérios incríveis que não conhecemos e cuja existência nem sequer percebemos. Para dar um exemplo, sabia que nosso olho esconde uma terceira pálpebra? Sabia que tem um músculo (quase uma relíquia) no pé que há milhares de anos também servia para segurar objetos? 

Neste artigo, não vamos falar sobre as partes do corpo que são relíquias – mas sobre uma parte muito especial que bem poucas pessoas notam. 

Olhe seus dedos. Vê algo interessante? Vê alguma coisa na base da unha, de onde sai do dedo?

Se tem um pequeno arco esbranquiçado, conhecerá agora porque essa parte imperceptível do corpo é muito importante. Mas, primeiro, vamos fazer as introduções necessárias: é chamada de lúnula, que do latim significa “pequena lua”. É muito sensível e tem que prestar atenção nela.

Publicidade

Na realidade, a cor branca da lúnula é apenas aparente. A quinta camada basal da epiderme esconde os vasos sanguíneos por baixo. Isso significa que é uma parte muito sensível do corpo e deve-se tomar muito cuidado para que não seja danificada.

É consideravelmente mais visível no polegar, embora nem todas as pessoas tenham as lúnulas visíveis. 

A seguir, vamos dizer o que isso significa:

Em alguns casos, a camada espessa de pele, chamada eponíquio, que envolve as unhas das mãos e dos pés pode cobrir parcial ou totalmente a lúnula. 

O que exatamente é a lúnula?

A lúnula é na verdade a parte visível da raiz da unha. A partir daí a unha começa a crescer e, como já mencionamos acima, temos que cuidar muito dessa parte do corpo, pois danificá-la pode levar a consequências muito desagradáveis. Se a lúnula estiver danificada, pode até deformar a unha inteira.

Publicidade

Na medicina alternativa, acredita-se que a lúnula pode revelar informações substanciais sobre a saúde geral das pessoas. Assim, a falta da lúnula indica que sofre de anemia e diabetes, segundo a medicina chinesa.

1 – Se nesta parte peculiar da unha puder ver manchas avermelhadas, significa que tem problemas cardiovasculares e é melhor ir ao médico o mais rápido possível.

 

Publicidade

2 – Se a lúnula estiver ausente ou muito pequena, por regras gerais, isso significa que pode sofrer de indigestão devido a um metabolismo lento ou a grandes quantidades de toxinas em seu corpo.

Certamente haverá alguém entre todos que estão lendo este artigo que tem a lúnula apenas nos polegares. Se este for o seu caso, a medicina chinesa acredita que seus rins podem estar falhando.

Em suma, a lúnula é certamente uma daquelas partes do nosso corpo que nem prestamos atenção a maior parte da nossa vida. No entanto, essa pequena meia-lua esbranquiçada mostra se é uma pessoa saudável e enérgica. 

Portanto, se notar alguma alteração, não hesite em ir ao médico.