Ao investir dinheiro num smartphone, é preciso ter certeza de que o celular é original. Além da qualidade, apenas hardwares e softwares oficiais garantem segurança. Ela, por sua vez, é necessária para utilizar todos os recursos que esses aparelhos oferecem.
Muitas vezes, porém, diferenciar um modelo original de uma réplica pode ser uma tarefa difícil. Isso porque as cópias estão cada vez mais fiéis para tentar enganar o consumidor. Ainda assim, há algumas formas de identificar um celular “pirata”.
Por isso, veja as dicas que separamos para você!
Quais são as 7 dicas para saber se celular é original? Confira!
Nota fiscal
Em primeiro lugar, talvez a dica mais básica. Exigir a nota fiscal é um direito do consumidor. E bastante importante para se prevenir de produtos falsos e roubados, por exemplo. Isso porque a nota é o que garante a procedência do aparelho.
Design
Fique de olho nos detalhes de um celular. Botões, cores, câmeras e, principalmente, tela. Aparelhos originais dificilmente terão falhas ou rebarbas. Na dúvida, se preciso, compare com as informações do site oficial da marca.
IMEI
Se, no entanto, apesar de comparar a aparência dos aparelhos ainda restar dúvida, recorra ao IMEI. Trata-se do código de identificação do telefone junto à Anatel. Dessa forma, é possível saber a procedência do produto. O número em questão fica na embalagem do celular. Também é possível verificá-lo discando *#06.
Leia também: Aplicativos ajudam a rastrear celular
Lojas oficiais
Aparelhos originais devem ter acesso e todas as opções disponíveis nas lojas de aplicativos. Mas se isso não estiver em perfeita operação, é um grande indício de adulteração. Ademais, marcas como Samsung e Xiaomi possuem suas lojas próprias.
Câmeras
Os novos smartphones alcançaram um patamar de excelência no quesito câmeras fotográficas. Modelos de última geração, por exemplo, são capazes de produzir imagens em extrema qualidade. Caso contrário, algo está errado.
Código de homologação
Todos os celulares vendidos no Brasil possuem um código de homologação junto à Anatel. Esse número encontra-se num selo atrás da bateria ou na tampa traseira. Assim, basta fazer uma pesquisa neste link.
Armazenamento
A maioria dos novos smartphones tem memórias de 32, 64 e 128 GB. Porém, alguns chegam a 1 TB. Portanto, se o aparelho não indica uma capacidade de armazenamento nesta faixa, desconfie. Para ter certeza, confira as especificações do modelo no site do fabricante.
Interessado em mais dicas para saber quando um celular é original? Veja na Folha da Região.