Que a tecnologia avança a passos largos, todo mundo sabe. Além disso, o uso dela pode ajudar muito no dia a dia. Um exemplo disso, é a Inteligência Artificial de carros, que pode identificar se o motorista está doente.
Ou seja, ela é capaz de perceber se o condutor está passando por algum problema e, assim, evitar acidentes de trânsito.
Por isso, se você quer saber mais sobre como a Inteligência Artificial de carros identifica se motorista doente, confira tudo que preparamos para você nesse artigo sobre esse assunto. Veja!
Afinal, como a Inteligência Artificial de carros identifica se motorista está doente? Veja!
Em primeiro lugar, é bom destacar que nos últimos anos, a inteligência artificial tem revolucionado muitas indústrias, e a automotiva não é exceção. No entanto, a novidade é que a IA dos carros já é capaz de identificar se o motorista está doente.
Nesse sentido, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema que usa sensores no veículo para detectar sinais vitais do motorista, como a respiração e o batimento cardíaco.
Ou seja, através da respiração do motorista ou mesmo os seus batimentos cardíacos seria possível identificar problemas de saúde que poderiam comprometer a direção.
Dessa forma, com base nesses sinais, o sistema pode determinar se o motorista está com alguma doença ou mal-estar, como uma crise de asma ou um ataque cardíaco.
Além de ajudar a prevenir acidentes, a tecnologia pode ser útil em casos de emergência, alertando as autoridades para que elas possam prestar socorro ao motorista.
Objetivo da atuação da IA na condução
Além disso, existe ainda uma outra possibilidade que é o fato dessa tecnologia poder ser usada em conjunto com sistemas de condução autônoma.
Dessa forma, seria possível que o próprio veículo identifique se o motorista não está em condições de dirigir e tome o controle da direção, levando o motorista para um local seguro e entrando em contato com os serviços de emergência, se necessário.
Ou seja, seria a inteligência artificial tomando conta da ação humana não apenas quando solicitada e sim, de forma automática.
Fase de teste
Vale ressaltar que, embora essa tecnologia pareça promissora, ela ainda não está pronta. No entanto, ela já está em fase experimental e deve levar algum tempo para ser aprimorada e implementada em larga escala.
De qualquer forma, é um avanço significativo no campo da segurança viária. Prova disso, é como a inteligência artificial pode ser usada para melhorar a vida das pessoas.
Já imaginou como seria a vida com a inteligência artificial comandando tudo por aqui de um jeito muito mais próximo?
A verdade é que esse futuro está cada vez mais perto e em breve muitas novidades devem acontecer de coisas que ainda nem imaginamos que ela possa fazer.
Veja também: Saiba tudo sobre a suspensão do Telegram no Brasil
Dessa forma, agora que você sabe como a Inteligência Artificial de carros identifica se motorista está doente, é só continuar acompanhando para saber o que mais deve acontecer no mundo da tecnologia.
Continue navegando com a gente!