Carregue seu celular com energia solar!

Publicidade

O mercado de energia solar vem se consolidando no Brasil de maneira muito rápida, principalmente em regiões mais quentes.

A produção de energia utilizando a luz solar é mais eficiente em locais onde há menos incidência de chuvas e tempo fechado, sobretudo quando falamos das placas solares.

Porém, essa tecnologia também passou a ser compactada para também ajudar no dia a dia com os celulares. A energia solar portátil é uma nova forma de se manter conectado mesmo longe das tomadas.

Ainda não é o fim do convencional carregador de celular, mas o carregador solar para celular, com sua tecnologia e o avanço da usabilidade de energia solar, vislumbra um futuro promissor.

Publicidade

O novo método consiste em utilizar o gerador de energia solar menor, capaz de carregar um celular até o nível máximo com rapidez e sem a necessidade de estar próximo de uma tomada.

Hoje, é impossível imaginar a nossa vida sem um celular nas mãos para quase todas as tarefas do dia a dia. Além de se comunicar, o smartphone é utilizado para efetuar pagamentos, registrar fatos com fotos e vídeos e, é claro, para fins profissionais.

Como funciona e como carregar celular com energia solar?

Primeiramente, é importante entender que o carregador solar para celular funciona como qualquer outro carregador portátil. É, basicamente, uma bateria solar que armazena determinada carga de energia e, depois, repassa para o smartphone.

O carregador tem conexão por um cabo micro USB para alimentar o celular. Além de funcionar como um carregador solar portátil, o dispositivo pode ser carregado na rua, até mesmo em movimento, dependendo da posição do sol.

Carregador solar é mais uma boa opção para não ficar sem bateria (Foto: pvproductions/Freepik)

Você utiliza uma placa fotovoltaica, geralmente do tamanho do próprio dispositivo, que é carregada com energia do sol sempre que está exposta à irradiação. Em dias nublados, por exemplo, o carregamento acontece, mas de maneira mais lenta.

A principal vantagem é a possibilidade de recarregar o dispositivo através do painel fotovoltaico, mesmo sem voltar para casa.

Publicidade

Os aparelhos, em média, possuem autonomia para uma carga completa, ou seja, pelo menos mais um dia sem carregar o celular diretamente na tomada. O preço dos carregadores varia entre R$ 50 e R$ 1.300, dependendo da capacidade de armazenamento de energia e distribuição nos aparelhos.

Os apps para verificar a energia solar do seu celular

SolarBattery

Alguns apps estão disponíveis no mercado e permitem que você faça o monitoramento, em tempo real, do carregamento do seu celular.

O primeiro deles é o SolarBattery, disponível para iPhone (iOS), que faz este trabalho com gráficos e outros dados para que você tenha as melhores informações sobre os níveis de bateria do seu aparelho.

Para isso, você precisa fazer um cadastro e poder utilizar a ferramenta.

SOLARMAN Smart

Outra opção é o SOLARMAN Smart, projetado especialmente para usuários globais de celulares com sistema operacional Android, o mais utilizado no mundo.

Publicidade

Com os recursos básicos da experiência visual completa, ele é gratuito e oferece exibição de dados e monitoramento completos. Obviamente, também é necessário um cadastro para utilizar os serviços da plataforma.

Download dos apps

Google Play ou App Store

Leia também: Aplicativo para deixar o seu celular mais rápido

Gostou deste conteúdo? Então, continue no Portal CMM para não perder nada e continuar muito bem informado!