Publicidade

Saiba como ativar o 5G no celular agora mesmo!

O consumo de conteúdos na internet só tem aumentado, principalmente de vídeos e jogos que exigem bom sinal. Você sabe como ativar o 5G no celular, por exemplo?

Neste artigo, vamos relembrar o que é essa tecnologia de fato, quais são as principais vantagens e como configurar no celular. Confira!

Publicidade

Afinal, o que é a internet 5G?

O 5G é a quinta geração das redes móveis, oferecendo maior velocidade de conexão e download de dados, variando de 600 Mb/s a 2 Gb/s.

Embora tenha entrado em operação em 2019, sua disponibilidade ainda é limitada. Comparado ao 4G, o 5G promete ser mais rápido e ter um tempo de resposta menor.

Para melhorar a cobertura, que ainda não é satisfatória, as operadoras precisarão investir em mais antenas e buscar maneiras de aumentar a eficiência do sinal.

Quais são as vantagens dessa conexão?

ativar o 5G no celular
Foto: Frederik Lipfert/Unsplash

O 5G oferece uma velocidade de conexão mais rápida, com velocidades absurdas que permitem downloads de filmes, streaming de vídeos e jogos online sem atrasos.

Além disso, possui baixa latência, possibilitando interações em tempo real com dispositivos e aplicativos. O 5G também suporta mais dispositivos conectados, evitando congestionamentos.

Há recursos de segurança aprimorados que abrem caminhos para novas aplicações como carros autônomos, realidade aumentada e Internet das Coisas (IoT).

Leia também: Conheça a função SOS de emergência do Iphone 14

Como ativar o 5G no celular?

O processo para ativar o 5G no celular é bem simples, desde que seu aparelho tenha essa conectividade e você disponha de um chip compatível, o passo a passo é o seguinte:

  • No Android – Configurar > Rede e Internet > Rede Móvel > Tipo de rede preferida;
  • No iOS – Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares > Mobile Data > Mobile Data Options.

Contudo, vale diferenciarmos o modo de 5G ligado e 5G automático. No primeiro a preferência será sempre o 5G, o que pode comprometer a duração da sua bateria.

Em contrapartida, a segunda opção valoriza a sua conexão de acordo com o local que esteja utilizando. Ou seja, se naquela região a melhor opção for o 4G, o sistema muda.

Gostou de saber mais detalhes a respeito desse assunto? Então, continue navegando no site e leia outros artigos do Portal CMM!