Aplicativo te mostra se tem catarata no olho

Publicidade

A saúde ocular é uma das mais importantes. Enxergar é valioso e, por isso, diagnosticar problemas precocemente, como a catarata, por exemplo, pode ajudar muito num possível tratamento.

A nossa saúde sempre precisa estar em primeiro lugar. Por isso, o avanço da tecnologia vem auxiliando no desenvolvimento de mecanismos para que, cada vez mais, nós consigamos viver mais e melhor.

Pensando nisso, um aplicativo foi desenvolvido para conseguir detectar a catarata em possíveis pacientes. Mas, antes de falar do app, vamos entender o que é a doença.

O que é a catarata?

Para que o olho humano consiga processar uma imagem, enviando-a para o cérebro e ajudando o indivíduo a processar o mundo, é preciso que ele tenha uma lente, chamada de cristalino, que ajuda na recepção das imagens que chegam do exterior do corpo.

Publicidade

Quando o cristalino adquire uma opacidade, que faz com que a pessoa sinta como se existisse uma névoa permanente na frente de seus olhos, o paciente é diagnosticado com catarata.

A catarata é uma doença que se desenvolve vagarosamente e, em seu princípio, pode não incomodar o paciente por completo.

Os principais sintomas da catarata são: visão dupla e distorcida, sensibilidade à luz, excesso de brilho na visão, alteração da percepção de cores, mudanças frequentes no grau do óculos.

O que causa a catarata?

De acordo com especialistas, podemos sofrer com catarata em apenas um dos olhos. Porém, o problema pode atingir ambos. Ela é uma lesão muscular e geralmente aparece após os 50 anos, mas existem casos em pessoas mais jovens e até bebês.

Outros fatores que podem causar a catarata é o uso sistemático e sem indicação médica de colírios — especialmente os que contêm corticoides —, bem como inflamações intraoculares, traumas na região por conta de socos e pancadas fortes, excesso de radiação e diabetes.

Publicidade

Conheça o Peek, o app que identifica catarata em pacientes

O Portable Eye Examination Kit, conhecido como Peek, é um software para smartphones que permite a realização de exames médicos dos olhos.

Liderado por Andrew Bastawrous, pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, ele permite que médicos utilizem o app e façam o exame de qualquer lugar, apenas com o celular.

catarata
Exame tradicional pode ser substituído, inicialmente, por app (Foto: Freepik)

O funcionamento do Peek é simples. O aplicativo aciona o LED de flash para que o médico possa, ao aproximar o smartphone do rosto do paciente, examinar o fundo de cada olho com auxílio da câmera do dispositivo.

Além de detectar catarata, você pode utilizar o Peek para determinar se o paciente necessita de óculos. Para isso, o aplicativo exibe letras diminuindo gradativamente o seu tamanho.

Mantendo a distância correta, o médico consegue então utilizar este recurso para medir a quantas anda a acuidade visual da pessoa.

Publicidade

Além disso, a ferramenta também pode armazenar dados. Isso útil caso seja necessário uma avaliação mais detalhada, dependendo da complexidade do caso. Com o diagnóstico inicial, o paciente pode ser submetido ao tratamento com mais rapidez e facilidade.

Em alguns casos, inclusive, pode salvar a visão de uma pessoa que precise de uma cirurgia de emergência. Sem dúvida, é um app muito bem-vindo na sociedade.

Baixe o app e comece a usar

Leia também: Aplicativo para detectar problema no carro

Curtiu este conteúdo? Então, continue no Portal CMM para não perder nada e sempre ficar muito bem informado!