Diariamente usamos diversas coisas que ajudam a facilitar o dia a dia – mas nem sempre paramos para observar ou tentar descobrir como elas surgiram. Muitas invenções da humanidade tendem a passar despercebidas porque rapidamente nos familiarizamos com elas.
Você já se perguntou quem criou a caneta, o lápis? Esses tipos de perguntas geralmente têm uma resposta mas nem sempre procuramos descobrir qual é.
Se você é o tipo de pessoa que presta atenção aos detalhes, então ficará curioso para descobrir como, por exemplo, os rebites da calças Jeans surgiram.
Eles estão presente em quase todas – até menos nos shorts jeans, e parecem ser apenas um simples detalhe de designer – mas a verdade é que ele tem uma função incrível – e foi criado há muitos anos por esse motivo.
Hoje em dia é quase impossível encontrar alguém que não tenha pelo menos uma simples calça Jeans – elas fazem parte do dia a dia – usamos para quase tudo: lazer, dia a dia de trabalho, ou até para ficar em casa.
Confeccionada atualmente em diversos modelos, pode-se encontrar uma variedade delas – das mais resistentes as mais confortáveis possíveis, e de preços variados.
Os jeans inventados nos Estados Unidos por Jacob e Levi Strauss, os fundadores da Levi’s em 1871 e foram patenteados em 1873. Eles foram originalmente criados para mineiros e eram muito eficazes devido à sua resistência.
Em pouco tempo, os cowboys do Velho Oeste os implementaram em suas roupas porque isso lhes permitiu navegar melhor pelo terreno acidentado e selvagem da época.
Porém, foi até a década de 1950 que a moda do jeans começou a se popularizar e deixou de ser vista como uma roupa da classe trabalhadora, passando a ser um sinal de rebeldia entre os jovens.
Mas, apesar das muitas transformações que o jeans passou ao longo da história, os pequenos rebites de ouro ainda estão lá, na maioria das calças.
Porquê? Para que eles servem?
O inventor dos rebites foi Jacob Davis, que trabalhava como alfaiate em Reno, Nevada e os havia usado originalmente em mantas para cavalos.
Tudo aconteceu depois que a esposa de um trabalhador reclamou que a calças de seu marido vivia rasgando e questionou se não havia algo que pudesse fazer – especialmente onde os rebites foram implementados.
A grande ideia surgiu
Davis descobriu que os rebites funcionaram bem para reforçar certos pontos conhecidos como pontos de estresse nas calças masculinas, especialmente nos cantos dos bolsos traseiros e na virilha, que frequentemente quebram quando expostos ao uso pesado.
Infelizmente, Davis não tinha dinheiro para patentear a técnica do rebite, e procurou a Levi Strauss para ver se ele estava interessado em entrar com um pedido de patente. Em 1873, o casal recebeu uma patente para “melhorias na abertura do bolso” e nasceram os jeans rebite.
A Levi Strauss & Co. foi a primeira empresa a fazer calças rebites, criando uma categoria de workwear, e hoje esses pequenos “botões” continuam a fazer o seu trabalho, reforçando as partes mais vulneráveis do nosso jeans.
Algumas pessoas até reclamam que eles “atrapalham” em algumas coisas: na hora de sentar, enroscar nas coisas e até riscar os carros. Mas sua funcionalidade é essencial para garantir que seu jeans dure por anos.