Médicos do hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, utilizaram uma tecnologia inovadora para realizar um transplante de pulmão. Esta fez uso de, nada mais, nada menos, que um robô de quatro braços para operar o paciente.
O cirurgião inusitado recebeu o nome de “DaVinci”. Sua participação na cirurgia consistiu em realizar um pequeno corte em uma parte da pele, gordura e músculos do paciente.
Quer saber mais sobre como foi esse transplante de pulmão inovador? Então, continue lendo este artigo!
Transplante de pulmão realizado por robô de quatro braços
Depois que o robô-cirurgião fez a pequena incisão na seção de pele, gordura e músculos do paciente, houve a substituição do pulmão danificado pelo novo órgão. Esta se deu por meio de uma nova incisão, de oito centímetros, na porção inferior do esterno e acima do diafragma.
Operação oferece mais segurança e menos dor
Leia também: Como uma tartaruga artificial ajuda a estudar tubarões?
De acordo com os profissionais da medicina que acompanharam a operação, este procedimento consistiu em um processo muito menos doloroso para o paciente.
Isso porque a operação com o robô oferece muito mais segurança do que o método tradicional desse tipo de transplante, já que este exige que o corte seja não de oito, mas de 30 centímetros. Assim, o pós-operatório é muito mais complicado e delicado.
Desta maneira, os médicos afirmaram que acreditam que técnicas como esta promoverão muitas melhorias para a vida dos pacientes.
Para conferir mais notícias como esta, continue lendo o Portal CMM!