Em 1º de dezembro deste ano, o Banco Central divulgou novas regras do PIX para 2023. Vale lembrar que, até novembro deste ano, de acordo com o BACEN, mais de 530 milhões de chaves foram criadas.
Neste artigo, você vai saber em detalhes quais são as mudanças nas regras, a razão das alterações e o momento de implementação. Confira!
Quais são as novas regras do PIX?
Em pouquíssimo tempo, o PIX se tornou o principal método de pagamento no Brasil, ultrapassando os demais utilizados. A seguir, veja as novas regras do PIX para 2023.
Limites do PIX
O Banco Central tirou o limite de valor por transação efetuada, mantendo somente o limite de horário. Isto é, se o seu limite é de R$ 3 mil, pode-se fazer a transferência total.
Todavia, as especificações de alteração nos limites permanecem as mesmas. Ou seja, se os usuários solicitarem uma redução, a execução deve ser feita imediatamente.
PIX Saque e Troco
Haverá uma ampliação nos limites de PIX Saque e Troco, cuja proposta é de que seja o valor de 3 mil reais para o período diurno e mil reais para o noturno.
Essa medida tem o propósito de adequar o limite de dinheiro disponibilizado nos caixas eletrônicos, de modo que não prejudique os usuários.
Horário Noturno
Será opcional para os bancos o oferecimento ou não da customização do horário noturno, cujos clientes solicitem limites menores em suas transações monetárias.
Definiu-se um horário das 20h às 6h, porém as instituições financeiras terão permissão para oferecer uma janela de horário entre 22h e 6h.
Leia também: Preços dos alimentos podem cair em 2023
Qual é o motivo dessas mudanças?
As novas regras do PIX são uma maneira de garantir mais flexibilidade e segurança no uso dessa ferramenta, a fim de aperfeiçoar a experiência dos usuários.
É uma forma de facilitar o recebimento de recursos e viabilizar os pagamentos de salários, pensões e aposentadorias pelo Tesouro Nacional.
A partir de quando as novas regras entram em vigor?
Já deixe um lembrete em sua agenda para não ter surpresas, pois essas mudanças entrarão em vigor a partir de 2 de janeiro de 2023.
Todavia, vale ressaltar que os ajustes na gestão de limites por meio de canais digitais serão válidos a partir de 3 de julho de 2023.
Gostou de saber dessas notícias? Que tal conferir os assuntos abordados no blog? Leia agora mesmo outros artigos do nosso portal!