Se você está acompanhando a Copa do Mundo, já deve ter percebido que ela é, sem dúvidas, o mundial mais tecnológico de todos os tempos.
Afinal, com o avanço dos recursos, os árbitros têm cada vez mais possibilidades de executar suas funções com eficácia e segurança.
Para isso, uma série de tecnologias estão sendo usadas na Copa do Mundo, entre elas, as bolas em campo. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, confira!
Afinal, como funciona a bola tecnológica da Copa do Mundo
Em primeiro lugar, é importante dizer que a bola funciona por meio de um sistema de suspensão da Adidas.
Dessa forma, ele torna a bola oficial dos jogos da Copa do Mundo 2022 ainda mais eficiente na hora das partidas.
Isso porque, a chamado de “bola conectada”, usa o recurso auxilia o sistema VAR com dados que permitem aos árbitros tomar decisões mais precisas e rápidas.
Vale destacar que a inovação foi apresentada pela marca em março em colaboração com a FIFA e a empresa de tecnologia Kinexon.
Como funciona o sensor da bola
A bola possui um sensor que fica localizado em seu interior que assegura o envio de dados de localização 500 vezes por segundo para os computadores do VAR.
Dessa forma, o sistema de suspensão pode auxiliar em situações de impedimento e na detecção de toques poucos claros para a arbitragem.
Veja também: Veja detalhes da lesão de Neymar na Copa do Mundo
Por outro lado, de acordo com a criadora da tecnologia, a Adidas, para garantir a precisão das informações e também a segurança do sistema, foram realizados diversos testes.
Entre eles, diversos testes cegos em vários clubes profissionais com a bola conectada.
Como funciona o sensor de movimento
O sensor de movimento de 500 Hz que a bola utiliza em seu interior fica conectado a uma bateria recarregável.
Dessa forma, a alimentação do sistema é feita por indução, sem precisar de nenhum tipo de cabo no processo.
Além disso, os dados que o acessório gera são restritos e geridos diretamente pela FIFA.
Quando chega ao mercado essa tecnologia?
Se você ficou animado e mal pode esperar para usar esse recursos durante a pelada da turma, pode tirar o cavalinho da chuva.
Isso porque, a tecnologia não será comercializada ou disponibilizada no varejo, estando limitada apenas para o uso em competições.
Jogadores rastreados
Além de tudo que já falamos sobre as funções que essa bola cheia de tecnologia possui, há outro recurso que também complementa as funcionalidades do sistema de suspensão que é o rastreio do posicionamento dos jogadores em campo com um conjunto de câmeras.
Dessa forma, de acordo com a FIFA, o sistema de impedimento semiautomatizado ainda usa as tecnologias e propõe ao VAR informações instantâneas sobre impedimentos.
Assim, fica muito mais fácil otimizar o tempo de análise da arbitragem eletrônica.
Agora que você sabe como funciona a bola cheia de tecnologia da Copa do Mundo, é só torcer muito pra que todos esses recursos ajudem a seleção brasileira a trazer a taça pra casa.
Continue navegando com a gente!