Conheça a coruja temida por anunciar a morte

Publicidade

Quem escuta o nome rasga-mortalha não imagina que ele seja atribuído a uma coruja com traços tão delicados e até mesmo dóceis. No entanto, as aparências enganam.

Essa espécie emite um ruído que remete a um grito ou a um choro muito agudo. Segundo a tradição, quando o animal faz esse som, considerado agourento, acredita-se que é sinal de que alguém vai morrer.

Coruja rasga-mortalha é temida por anunciar a morte
Foto: Ronan Furuta/Unsplash

Por esse motivo, essa é uma espécie de coruja que chama muito a atenção dos moradores locais e de outras pessoas interessadas pela ave. Sem contar que envolve toda essa crendice popular, que deixa muitas pessoas com medo do animal.

Por isso, preparamos um artigo com mais curiosidades sobre ela. Confira!

Publicidade

Coruja-rasga-mortalha é temida por anunciar a morte

Sons noturnos em geral provocam apreensão em muitos. Mas quando esse ruído remete a um grito agudo, semelhante a um choro, causa ainda mais medo.

É esse o som que a coruja-rasga-mortalha emite na calada da noite e que, segundo as tradições, significa que ela está anunciando a morte de alguém.

Por outro lado, é importante destacar que a coruja vai além de todo esse misticismo. A espécie é muito benéfica para o controle biológico de determinadas pragas, como os roedores. Isso porque os ratos são o prato favorito desse animal, que também é conhecida como coruja-da-igreja, graxadeira, coruja-do-seleiro ou suindara.

A seguir, confira mais informações a respeito da rasga-mortalha:

Publicidade

Tamanho

Essa espécie tem porte médio, podendo atingir, na idade adulta, os 36 centímetros. Além disso, a envergadura das suas asas chega a 110 centímetros.

Plumagem

A cor de suas penas é marrom e cinza no dorso e nas costas. Porém, no peito e na face, a coloração é branca.

Habitat

A rasga-mortalha habita em diversas regiões do planeta. Os espaços mais frequentados por elas são campos abertos, no entanto, elas também têm preferência por locais abrigados, como forros de igrejas, casas, além de cavernas, por exemplo.

Leia também: 10 comportamentos anormais de cães

Reprodução

Essa espécie começa a se reproduzir ao atingir os 10 meses de idade e a reprodução ocorre, ao menos, uma vez por ano. A cada período, as fêmeas botam entre quatro e sete ovos.

Publicidade

Alimentação

A coruja-rasga-mortalha é considerada uma ave de rapina e, portanto, é uma excelente predadora. Entre os animais que estão em sua lista de presas estão:

  • Ratos;
  • Morcegos;
  • Cobras;
  • Sapos.

Por esse motivo, os especialistas a consideram excelente para o controle do equilíbrio biológico dos locais onde vivem.

Quer ler mais curiosidades como esta? Portanto continue navegando no Portal CMM!