Classificando animais com a mordida mais poderosa

Os animais selvagens têm apenas duas necessidades na vida: alimentar-se e reproduzir-se. Em ambos os casos, eles usarão qualquer arma de que disponham para vencer a luta contra suas presas, seus rivais ou seus agressores. A natureza certamente sabe como fazer suas escolhas e dotou um grande número de espécies de mandíbulas particularmente eficazes. Alguns animais têm mandíbulas fortes que podem quebrar ossos humanos ou arrancar membros. Não só os cães têm poder destrutivo. Muitos outros mamíferos terrestres, répteis ou espécies marinhas são muito perigosos.

Publicidade

A unidade de medida com a qual a pressão exercida pela mordida de um animal é calculada é o PSI (pound force per square inch), libra por polegada quadrada, ou libras por polegada quadrada. Os animais não são apenas perigosos por seu veneno ou força. O poder de sua mordida pode ser devastador e letal. Conheça a lista das mordidas mais poderosas:

10 – Hiena-pintada – 1100 psi

A maioria das fontes afirma que a mordida de hiena tem cerca de 1100 psi, por isso, a hiena tem uma das mordidas mais poderosas do reino animal, tendo também sido observada a esmagar ossos de girafas.

É esse comportamento de necrófago o culpado mais provável da mandíbula forte da hiena. Pois ela precisava de uma mandíbula poderosa para chegar ao tutano dentro dos ossos deixados por leões e outros grandes predadores.

Embora se assemelhem a cães, a hiena é, na verdade, mais aparentada com os gatos, pertencendo à subordem feliformia em vez de à canimia da subordem canina. Hienas foram observadas matando cães com uma única mordida no pescoço. Ao contrário da crença popular, as hienas caçam e, ironicamente, os leões costumam roubar sua comida. Como o leão, elas são animais altamente sociais e cooperativos.

Atualmente é a única espécie remanescente do gênero Crocuta, que contou com um punhado de formas durante o Pleistoceno que viveram na Eurásia, embora o status taxonômico de tais populações (incluindo hienas das cavernas ocidentais e orientais) ainda é debatido, com alguns estudiosos considerando-as subespécies simples de hiena-pintada e outras que foram espécies em seu próprio direito.

9 – Urso-pardo – 1160 psi

Esta subespécie norte-americana do urso pardo é conhecida por seu incrível tamanho e agressividade. Apesar de seu grande tamanho, os ursos pardos podem chegar até 56 km/h. Eles se alimentam principalmente de frutas e nozes, mas caçam. A caça ao “jogo” foi observada e filmada no Parque Nacional de Yellowstone.

O urso pardo é considerado mais agressivo do que os outros ursos. Foi teorizado que, devido ao seu tamanho, os ursos pardos são incapazes de subir em árvores, então eles desenvolveram esse mecanismo de defesa para afastar as presas.

É provavelmente esse mesmo caminho evolutivo que deu ao urso suas poderosas mandíbulas, ajudando-o a se defender de lobos e outros intrusos. Eles podem pesar de 270 a 450 quilos e podem ser um perigo para os humanos se forem capturados ou com filhotes, mas muito raramente, ou nunca, vão atrás de humanos para se alimentar.

Publicidade

O maior espécime masculino é conhecido por pesar 680 kg. O comprimento total médio desses animais é de 198 cm, com altura média na cernelha (ombro) de 102 cm, mas um macho grande pode atingir com segurança 3 m de altura e 1,5 m de altura na cernelha.

8 – Urso polar – 1235 psi

Acredita-se que o urso polar seja uma das espécies mais ferozes. Com sua mordida, ele exerce uma pressão de 800 kg por centímetro quadrado. O urso polar é o maior carnívoro terrestre existente atualmente.

Os espécimes adultos machos de urso polar pesam em média de 350 a 700 kg e medem de 2,4 a 3 metros de comprimento. Parece que em casos raros os machos podem atingir 1000 kg e 3,5 m de comprimento (na região do Mar de Chukchi).

As fêmeas têm cerca de metade do tamanho dos machos e pesam normalmente entre 150 e 250 kg e têm cerca de 133 cm de comprimento, mas quando grávidas podem pesar até 500 kg. Os filhotes pesam menos de 1 kg ao nascer. Apesar de seu tamanho, este animal pode correr a quase 50 km / h em curtas distâncias.

O maior urso polar conhecido pesava 1.002 kg (2.209 lb.), um macho morto em Kotzebue Sound, no noroeste do Alasca em 1960. Este espécime gigante, uma vez medido, era um colossal de 3,39 m de pé sobre os membros posteriores.

7 – Gorila -1300 psi

Isso pode surpreender alguns devido à sua natureza vegetariana. Mas o gorila é um excelente candidato nesta lista. Eles têm mandíbulas adaptadas principalmente para mastigar plantas fortes e duras, como o bambu, o que lhes deu uma mandíbula e músculos do pescoço incrivelmente fortes, capazes de exercer uma mordida de 1300 psi.

O gorila é tradicionalmente visto como um grande monstro assustador, mas nos últimos anos sua imagem mudou para a de um gigante gentil. Eles são os parentes mais próximos do ser humano depois do chimpanzé e seu número está diminuindo rapidamente, com apenas 700 gorilas da montanha restantes na natureza.

Gorilas podem subir em árvores, mas geralmente são encontrados no solo em comunidades de 30 indivíduos liderados por um macho mais velho dominante. Gorilas tendem a ser criaturas gentis e não representam uma ameaça para os humanos.

É um animal grande e forte, com uma pelagem negra grossa característica. É raro vê-los sobre duas pernas e têm o andar característico sobre os nós dos dedos. O gorila também é dotado de inteligência notável.

6 – Tubarão Cabeça Chata – 1350 psi

O tubarão cabeça chata (Carcharhinus leucas) ou Tubarão Zambeze é uma espécie comum de tubarão da família de Carcarinidae difundido nas águas quentes e rasas das áreas costeiras e rios ao redor do mundo. Ele é mais conhecido por seu comportamento imprevisível e frequentemente agressivo.

Como é frequentemente encontrado em águas rasas, é considerado a espécie de tubarão mais perigosa para os humanos, e junto com o tubarão tigre e o tubarão branco, é uma das três espécies a que foi atribuído o maior número de ataques ao homem.

Ao contrário da maioria dos tubarões, o tubarão cabeça chata tolera água doce e é capaz de subir rios. Alguns espécimes foram encontrados em alguns rios da Austrália e do sul da África, e nos rios Ohio (Indiana) e Mississippi (Illinois), embora apenas alguns ataques tenham sido registrados nessas áreas.

Grande parte da dieta deste animal consiste em peixes ósseos e tubarões menores, incluindo outros membros da mesma espécie. No entanto, eles também podem se alimentar de tartarugas, pássaros, golfinhos, mamíferos terrestres, crustáceos e equinodermos.

Publicidade

5 – Onça – 1500 psi

A onça tem a força de mordida mais forte de qualquer felino e, pelo visto, a mordida mais forte de qualquer mamífero. O verdadeiro rei da selva, a onça-pintada é encontrada do México à Argentina. Ela mata mordendo a cabeça de sua presa.

Como a maioria dos outros felinos (exceto o leão), a onça é um matador solitário. Ela é famosa por sua habilidade de matar sucuris e jacarés. Sua mordida é tão forte que pode facilmente perfurar a carapaça de animais, como as tartarugas. Apesar de ser menor que seus primos na África e na Ásia, ainda é o maior felino das Américas.

As dimensões e o peso variam consideravelmente. O peso é normalmente entre 60 e 100 kg. O maior macho atingiu 158 kg (mas note que este animal foi pesado com o estômago cheio). A menor fêmea pesava 36 kg. As mulheres são tipicamente 10-20 por cento menores que os homens.

Embora muitas vezes confundida com o leopardo por não especialistas, a onça, por sua forma e função ecológica, é muito mais semelhante ao tigre asiático, tanto que é considerada o equivalente americano.

4 – Hipopótamo – 1825 psi

Este é um herbívoro grande e poderoso. O hipopótamo é um dos animais mais temidos da África. Sendo altamente territorial e agressivo, ele é conhecido por derrubar pequenos barcos e atacar tripulantes.

Apenas a força de mordida do hipopótamo feminino foi medida, já que o macho era muito agressivo para testar, medido em 1.825 libras por polegada quadrada. A palavra hipopótamo vem do grego “cavalo da água” devido à paixão do hipopótamo pela água.

Os primos mais próximos do hipopótamo são as baleias e as vacas. Pertencem à ordem Artiodactyla que inclui a maioria dos animais ungulados, portanto camelos, cavalos e cabras também são aparentados com hipopótamos.

Tem comprimento da cabeça ao corpo de 3,75 m e 1,50 m de altura na cernelha, o peso varia de 1,4 a 3 toneladas (os machos são muito maiores do que as fêmeas), mas alguns espécimes particularmente grandes podem atingir 3500-4500 kg.

3 – Jacaré Americano – 2125 psi

Em seguida, vem o jacaré americano, réptil muito difundido, que tem uma mordida capaz de produzir uma pressão de 149,4 kg por centímetro quadrado. Ele é um réptil da família de Alligatoridi, endêmico dos Estados Unidos.

O jacaré americano é uma das duas únicas espécies de jacarés restantes no mundo, sendo a outra o jacaré chinês. Com uma população estimada em 5 milhões, 1,2 milhão vivem no estado da Flórida. Sua gama inclui: Flórida, Texas, Louisiana, Carolina do Norte e do Sul, Geórgia e Alabama.

Eles compartilham o território com o crocodilo. Sua dieta consiste principalmente em tartarugas peixes e pequenos mamíferos. Em um estudo recente da National Geographic, os jacarés americanos testaram a 2125 psi, mas não testaram o maior jacaré, então esse número pode ser maior.

É um dos poucos loricatos a viver mesmo em uma área com clima substancialmente temperado. Os machos têm tamanho máximo entre 4 metros e 4,5 metros, sendo que entre o final do século XIX e o início do século XX foram capturados exemplares com mais de 5 metros.

Publicidade

2 – Crocodilo do Nilo – 3690 psi

Outra espécie semelhante é o crocodilo do Nilo, que possui uma pressão de 351,5 kg por centímetro quadrado. Ele é um grande réptil aquático, difundido na África ao longo do rio Nilo e possui pernas robustas dotadas de garras com as quais sobe nas margens dos rios com agilidade.

No experimento da National Geographic, o crocodilo do Nilo foi testado abaixo do crocodilo marinho, com 3690 psi. Os crocodilos do Nilo tendem a ser aproximadamente do mesmo tamanho que os crocodilos marinhos e, portanto, sua mordida parece estar na mesma faixa.

Os dois são intercambiáveis ​​quando se trata de colocar nesta lista e os números variam devido à dificuldade em medir as mordidas de cada um e obter o tamanho certo do crocodilo sob medida.

Os crocodilos do Nilo comem principalmente peixes, mas, como seus primos, atacam qualquer coisa estúpida o suficiente para cruzar seu caminho. Isso inclui zebras, pássaros e até pequenos hipopótamos.

1 – Crocodilo Marinho – 5000 psi

No ranking dos animais com a mordida mais poderosa, o crocodilo marinho, o estuarino, ocupa o primeiro lugar. Uma espécie feroz, conhecida por seus ataques na Austrália, com uma potência maxilar capaz de exercer uma pressão de 541,3 kg por centímetro quadrado.

No entanto, eles mediram apenas alguns crocodilos menores. A National Geographic argumenta que, se esse número fosse traduzido para 20 pés (que existem em abundância), o número poderia ser maior que 7.000 psi.

Esses monstros são encontrados do leste da Índia ao sudeste da Ásia e ao norte da Austrália. Os crocodilos de água salgada comem tudo o que podem morder, desde búfalos, peixes e até tubarões. Eles são carinhosamente chamados de “salgados” pelos australianos, mas há pouco o que gostar quando se trata desse gigante.

Eles são responsáveis ​​por mais ataques a humanos do que qualquer outro crocodilo. Ele é também o maior réptil vivo. Um crocodilo marinho macho adulto atinge de 3,5 a 6 metros de comprimento para 200 a 1 000 kg de peso. As fêmeas são menores, com tamanho médio em torno de 3 m.