Recentemente, a Embraer anunciou o direcionamento da companhia no desenvolvimento de aeronaves sustentáveis, a partir de projetos de aviões elétricos e híbridos.
Neste artigo, você vai conhecer melhor sobre os projetos, saber a previsão de funcionamento e qual a meta de impacto ao meio ambiente. Confira!
Quais são os detalhes desses projetos de aviões elétricos e híbridos?
A princípio, o foco da empresa brasileira está em dois projetos baseados em energias renováveis. A seguir, saiba um pouco melhor sobre os modelos em estudo.
Energia Híbrido
Foi anunciado em 2021 com 9 lugares, porém a Embraer já cogita ter uma versão melhorada entre 19 e 30 lugares. A tecnologia é de propulsão híbrida-elétrica.
Os motores serão posicionados na parte traseira, cujo design da hélice será otimizado e com baixo ruído. A tendência é de que haja um desempenho aerodinâmico aprimorado.
Energia com célula de combustível H2
Foi anunciado com 19 lugares em 2021, mas a empresa também cogita uma versão com 30 lugares conforme o sucesso nos testes.
Haverá uma célula de combustível de alta potência com propulsão elétrica a hidrogênio líquido. Os motores elétricos e um sistema de gerenciamento térmico são destaques.
Leia também: Conheça o X3 voador, o carro inovador inventado pela China
Qual é a previsão de funcionamento ou teste?
Os projetos de aviões elétricos e híbridos ainda estão na fase de avaliação, cujas tecnologias e possíveis arquiteturas estão sendo observadas quanto à viabilidade comercial e técnica.
Uma vez que as pesquisas avancem e seja possível estruturar aeronaves com esses recursos sustentáveis, a prontidão tecnológica dos projetos está prevista entre 2030 e 2035.
De que maneira irá afetar o meio ambiente?
De acordo com o vice-presidente sênior de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer, Luis Affonso, em menos de 25 anos já há uma redução de 50% na emissão de CO₂.
Todavia, a pretensão da companhia, embora seja um enorme desafio para a indústria da aviação, é chegar à marca de zero emissão de carbono.
Interessante essas informações do texto, não é mesmo? Que tal continuar se informando? Aproveite que chegou aqui e leia outros artigos do nosso blog!