No mundo que vivemos hoje sabemos a importância de um veículo para o uso diário, mas também sabemos do alto custo que é para ter esta aquisição.
O Banco do Brasil todos os anos oferece uma série de lotes para leilão. Tudo como forma de tentar recuperar parte do prejuízo causado pela inadimplência dos financiamentos automotivos.
Se você quer saber como participar e conseguir arrematar carros no leilão do Banco do Brasil e ainda economizar bastante no bolso, leia todas as informações que preparamos para você até o fim deste artigo.
Como funciona o Leilão de Carros do Banco do Brasil
O Banco do Brasil é atualmente um dos Bancos mais tradicionais do Brasil. Através dele, é possível fazer uma série de transações, entre elas, o financiamento automotivo.
Ocorre que, quando um veículo é financiado, o proprietário pode retirar o bem de dentro da concessionária que recebe o pagamento de forma integral através do banco, e o motorista pode realizar o pagamento do financiamento de forma parcelada para o Banco do Brasil.
Importante dizer que, nestes tipos de transação, o veículo entra como garantia do pagamento.
Ou seja, em caso de falta de pagamento ou inadimplência, o Banco tem o direito legal de retomar o veículo e integrá-lo ao seu patrimônio.
Assim, a instituição consegue manter a modalidade de crédito que é tão interessante, tanto para seus clientes, quanto para a instituição.
Desta forma, quando o proprietário atrasar as parcelas do financiamento, o veículo pode ser apreendido em uma blitz, por exemplo, após ser decretada uma ordem de busca e apreensão.
Neste caso, o dono perde o direito à propriedade que é encaminhada diretamente para o banco.
No entanto, após a retomada do bem, o Banco disponibiliza um prazo para que o proprietário consiga regularizar os débitos. Porém, passado o prazo oferecido pela instituição, o veículo é automaticamente encaminhado para o leilão.
Como fazer os primeiros lances
Antes de começar a dar os lances, é importante ler o edital. Afinal, nele você terá todas as informações relacionadas ao evento, como:
- Data
- Hora
- Local
- Dia de visitação
- Km dos veículos
- Débitos e multas, entre outras informações.
Neste sentido, fazer uma boa leitura do edital, pode auxiliar os participantes que desejam fazer seus lances, o façam de forma segura, sabendo bem os detalhes sobre o veículo, se há débitos a serem quitados, entre outras informações.
Como participar de um leilão do Banco do Brasil
Para participar de um leilão do Banco do Brasil, é preciso acessar o site da instituição e conferir a casa de leilão parceira responsável pela organização do evento.
Afinal, como este tipo de transação não é a especialidade do banco, caberá a essas instituições todos os trâmites relacionados ao leilão, desde a divulgação do mesmo até a arrematação e liberação do bem.
Neste sentido, é importante verificar no site da instituição a casa de leilão mais próxima da sua residência o que está disposto no edital do evento, documento que funciona como uma espécie de contrato entre as partes e que precisa ser lido para aumentar as chances de fazer um bom negócio.