20 animais que vivem no deserto: imagens e características

17. Pinguim (Spheniscidae)

Continua após a publicidade...
Continua após a publicidade...

Apesar de pertencer à família das aves, os pinguins não voam. Eles são os pássaros mais aquáticos de todos os tempos e se adaptaram ao longo do tempo à vida no oceano. Eles são de fato excelentes nadadores com asas que funcionam como nadadeiras capazes de se moverem em velocidades muito altas.

Continua após a publicidade...

O corpo é alongado e adequado para suportar longos resfriados: sob o manto de penas é provido de um pelo muito espesso e impermeável com uma espessa camada de gordura. Características muito necessárias para animais que vivem no deserto antártico.

Continua após a publicidade...

18. Petrel antártico (Thalassoica antarctica)

É uma ave de cor castanha escura, mas branca no peito. É encontrada nos mares de Ross e Weddell, na Antártica. Enquanto nada, ela caça e se alimenta de krill, peixes e pequenas lulas. O Petrel também desenvolveu um corpo adequado para suportar o frio.

O petrel antártico é a única espécie conhecida do gênero Thalassoica na família Procellariidae da ordem Procellariiformes. Além disso, eles têm passagens nasais que se ligam ao bico superior, chamadas naricórnios. Eles também têm uma glândula de sal que fica acima da passagem nasal e ajuda a dessalinizar seus corpos, devido à grande quantidade de água do oceano que ingerem. Ele excreta uma solução salina alta de seu nariz.

19. Elefante- marinho (Mirounga)

O elefante-marinho é um mamífero carnívoro que apresenta um dimorfismo acentuado entre machos e fêmeas: os machos têm o dobro das fêmeas em peso e tamanho. Existem duas espécies diferentes, uma chamada Angustirostris que vive no norte, a outra chamada Leonina que vive no sul. Eles costumam habitar o deserto antártico também.

Alimentam-se de outros animais marinhos e têm um nariz característico, um saco nasal expansível que se assemelha a uma espécie de tromba curta e atarracada. Na realidade, ela serve como uma caixa de ressonância para os rugidos profundos dos machos durante o período reprodutivo. Durante o período de acasalamento, os machos lutam ferozmente para conquistar as fêmeas e assim se reproduzir.

20. Lobo-marinho (Arctocephalus gazella)

É um mamífero pertencente à mesma família das focas, capaz de viver tanto na terra como no oceano. Também é outro animal que vive no deserto antártico e se alimenta de krill, peixe e marisco. Para se alimentar migra por grandes distâncias e pelas suas peles foi durante muito tempo, vítima de caça durante os séculos XVIII e XIX.

No início do século XX, o lobo-marinho foi considerado extinto do ponto de vista comercial: apenas uma pequena colônia permaneceu na Ilha Bird, no sul da Geórgia. Felizmente, ao longo de um século, ele se reproduziu rapidamente e em grande número. Por esta razão, acredita-se que as populações presentes em outras ilhas da Antártica derivam todas desta única colônia.