20 animais que vivem no deserto: imagens e características

13. Bolivian Viscacha (Lagidium viscacia)

Continua após a publicidade...
Continua após a publicidade...

Viscaccia Boliviana é um roedor comum na Argentina, Bolívia, Chile e Peru. Tem aparência semelhante à da lebre e a espessa pelagem que a protege do vento do deserto e do frio noturno. Refugia-se entre as rochas e é um animal herbívoro.

Continua após a publicidade...

No Brasil ela também é conhecida como chinchila. Têm partes superiores amarelo pálido ou cinza e uma ponta de cauda preta. Eles também têm longas orelhas cobertas de pelos, contornadas por uma franja de pelo branco. Todos os pés têm quatro dedos e o esmalte dos incisivos não é colorido.

Continua após a publicidade...

14. Lobo cinzento (Canis lupus)

Também chamado de lobo comum ou simplesmente lobo, ele faz parte dos canídeos e é maior do que a maioria das espécies pertencentes ao gênero canis. Como o nome sugere, tem pelos grisalhos e em algumas áreas até cor de areia. Não vive apenas nos desertos chilenos, mas também é possível encontrá-lo nas pradarias e no campo. No entanto, adapta-se facilmente a qualquer habitat. No deserto, caça principalmente répteis e pequenos roedores ou mamíferos, como ratos e lebres.

O Lobo Cinzento é um dos animais mais conhecidos e estudados. Tem uma longa história de associação com humanos e já foi um dos mamíferos mais difundidos no mundo, especialmente no hemisfério norte, antes que a perseguição humana resultasse em sua extinção em muitas áreas do mundo.

15. Flamingo (Phoenicopterus)

Embora pareça curioso, os flamingos são animais típicos do Deserto do Atacama. São aves sociais e a maioria desses espécimes sul-americanos vive na Reserva Nacional San Pedro Flamingo, rica em rios e fontes de água doce, apesar de estar no meio de um deserto salgado. Eles comem camarões e crustáceos, insetos, algas e moluscos.

A pigmentação de suas penas é dada justamente pela alimentação: o responsável pela cor rosa que assumem chama-se Artemia salina e é um camarão em cuja casca se acumulam os pigmentos de uma determinada alga que os flamingos gostam. São animais que vivem em pares e são muito leais.

16. Foca (Phocidae)

A foca é um mamífero predominantemente marinho, capaz de sobreviver no deserto antártico. Ela vive tanto na água quanto na terra. Mais do que pelo, as focas são recobertas por uma espessa camada de pele que serve para resistir às baixas temperaturas das águas geladas em que vivem e caçam.

Alimentam-se de pinguins, peixes e outros animais marinhos e para se orientarem utilizam alguns bigodes longos e robustos presentes no focinho. Existem seis espécies delas na Antártica e a foca pertence à família Otaridae.