20 animais que vivem no deserto: imagens e características

9. Papa-léguas (Geococcyx californianus)

Continua após a publicidade...
Continua após a publicidade...

Também conhecido pelo nome inglês de Roadrunner, é um pássaro que ficou muito famoso graças ao desenho animado “Papa Léguas” produzido pela Warner Bros, no qual o coiote tenta pegar o pássaro sem sucesso nos grandes espaços do Grand Canyon, chamado na série de Beep Beep. É um animal que habita também o deserto mexicano.

Continua após a publicidade...

Sua aparência real é muito diferente daquela representada no desenho: é um pequeno pássaro, que só consegue enfrentar curtas distâncias em vôo e que permanece no solo a maior parte do tempo. Além disso, sua aparência não é colorida como a do desenho, mas tem uma plumagem listrada de branco, preto e marrom escuro, o que corresponde é que ele pode correr a grande velocidade, chegando a 30 km / h.

Continua após a publicidade...

10. Coiote (Canis latrans)

O Coyote, também conhecido como Lobo da Pradaria, é menor e mais velho que seu primo Lobo Cinzento. É uma espécie muito adaptável encontrada em diferentes habitats, da América do Norte ao México, mas que também está colonizando o sul do continente.

Ele também vive no deserto quente e especialmente nos meses mais quentes se junta em grupos para ajudar uns aos outros na caça e para se proteger do inimigo. É um animal conhecido por seus uivos contínuos, muitas vezes prolongados na forma de um gemido. Além dos humanos, os únicos inimigos perigosos do coiote são pumas e os lobos cinzentos.

11. Vicunha (Vicugna vicugna)

O vicunha é um mamífero da família dos camelos (camelídeo) que vive na Cordilheira dos Andes. Graças ao pelo bege e creme, camufla-se muito bem entre as dunas de areia. A lã era usada pelos incas para confeccionar roupas de reis e, por isso, era um animal reverenciado e protegido.

Hoje esses animais são mantidos em grandes fazendas, são capturados a cada dois anos para tosquia e depois soltos. As pernas também são cobertas por pêlos que lhe permitem mover-se sem dificuldade em solos muito quentes ou rochosos. A sua pelagem espessa e densa também protege do vento, dos detritos que carrega e das temperaturas noturnas.

12. Guanaco (Lama guanicoe)

O Guanaco também é um camelídeo, com pelagem dupla e constituição delicada. Alimenta-se de pequenas ervas e vegetação. Vive no deserto chileno e em bandos, onde é o macho quem se encarrega de proteger os filhotes e a fêmea. Tal como o Vicunha, possui um manto entre o avermelhado e a cor areia que serve para se confundir com as dunas e as rochas.

É uma espécie caçada por sua carne, sua pele e sua lã. Estima-se que quando os europeus chegaram à América do Sul, havia cerca de meio bilhão de guanacos. Atualmente, estima-se que sejam 4 milhões e meio.