5. Aragog, a aranha gigante
Aragog é uma acromantula gigante que pertenceu a Hagrid e é uma das criaturas mágicas do mundo de Harry Potter. Ela aparece no segundo romance da saga e tenta enviar centenas de seus filhos para comer Harry e Ronny. Acromântulas são espécies de aranhas gigantes, semelhantes às tarântulas gigantes.
Embora sejam muito inteligentes e capazes de falar com clareza como os humanos, as acromantulas são consideradas animais pelo Ministério da Magia. Porém, há um problema: comem qualquer ser humano que passe perto delas. É um dos 10 animais do mundo de Harry Potter que mais assustam jovens e adultos. A acromantula é nativa da ilha de Bornéu, onde vive livre na selva.
6. O basilisco da câmara dos segredos
O Basilisco é uma das criaturas mágicas que desempenham um papel muito importante na saga. Ele é uma cobra gigante liberada pelo herdeiro Sonserino na câmara dos segredos e, de fato, o vê pela primeira vez no segundo livro e ele é apelidado de rei das cobras pelos bruxos. É uma besta muito rara, mas não única e, em geral, é criada por bruxos das trevas, razão pela qual é considerado um dos animais mais perigosos do mundo de Harry Potter.
Alguns espécimes podem atingir 15 metros de comprimento sem problemas, têm escamas verdes brilhantes e olhos grandes e amarelos que podem matar qualquer um que olhe para eles. Eles têm dentes em suas bocas que injetam um veneno mortal no corpo de suas presas. O Basilisco não é um animal domesticável ou domável a menos que a Serpentese seja falada.