É difícil encontrar alguém que não tenha usado uma caneta BIC. Desde há anos atrás, a marca se tornou uma das mais famosas, em suas cores clássicas, vermelha, azul e preta. Com o tempo, diversos outros modelos seguiram o padrão, e incluindo um detalhe curioso: o famoso buraquinho.
Teorias do porque eles existem, já foram debates em diversos assuntos – mas afinal, qual é a verdadeira finalidade deles?
Para resolver esse mistério, a empresa resolveu contar o objetivo do pequeno furinho e explicar em detalhes seu funcionamento. O clássico lápis BIC é o favorito não só de milhões de brasileiros, mais estão em diversas partes do mundo. Em muitas residências, escritórios e escolas é o preferido.
Entre suas principais características, esta caneta possui um corpo transparente para ver quanta tinta resta no tubo. Além disso, seu formato hexagonal não rola em uma mesa e permite uma digitação confortável.
E se isso não bastasse, a cor da tampa indica a cor da tinta. No entanto, entre tantas maravilhas surge uma pergunta: Por que têm um furo na caneta e também na tampa?
O furo na tampa
A empresa indica que todas as tampas de suas canetas concordam com os padrões internacionais de segurança, como ISO 11540 e BS 7272-1, que buscam minimizar o risco de crianças engolirem uma tampa.
Muitos que adoram chupar e mordiscar a tampa das canetas, nem imaginam que a empresa pensou neles – em que a tragédia se você acabar engolindo, e se o buraco não existir, iria obstruir sua traqueia e existe a possibilidade de você morrer por asfixia. Graças a esse orifício, uma via aérea é deixada aberta que pode impedir isso.
Nesse caso, o ar continua fluindo para a garganta, traqueia ou laringe, de forma que o risco de morte por falta de oxigênio é reduzido à medida que o ar continua circulando, e o atendimento médico pode ser aguardado com tranquilidade. Além disso, ajuda a evitar que a caneta estoure e a tinta vaze do tubo.
Mas essa não é a única curiosidade.
Por que há um pequeno orifício no meio da caneta?
Conforme relatado pelo BIC, o objetivo é equalizar a pressão dentro da caneta com a pressão fora da caneta. Essas aberturas, ou orifícios, basicamente ajudam a evitar vazamentos de tinta.
Cerca de 90% de todos os lápis são ventilados para evitar vazamentos. Aqueles sem respiros têm sistemas selados e são pressurizados. E isso e tudo. Esperamos que você tenha achado interessante. Se você gostou de saber sobre as curiosidades da caneta Bic, compartilhe nosso artigo.