Se você perguntar para a maioria dos pais, o momento da alfabetização, quando a criança apende a ler, é um dos mais importantes e delicados da vida escolar.
Exatamente por isso que a notícia de que um menino aprendeu a ler com apenas 2 anos chamou tanto a atenção. Por isso, se você quer saber mais sobre essa notícia tão curiosa, veja agora!
Afinal, como o menino aprendeu a ler com 2 anos?
O momento escolar inicial, com a classe de alfabetização, é fundamental na vida de qualquer pessoa. Afinal, é nesse período que uma criança vai aprender as lições que vão nortear a vida escolar por toda a vida por meio da linguagem.
No entanto, e se você soubesse que um menino aprendeu a ler muito antes de chegar na escola?
Veja essa história curiosa e inspiradora.
Conheça a história de Teddy
A notícia do momento é o fato de que um menino aprendeu a ler sozinho aos 2 anos se tornou o membro mais jovem da Mensa, associação internacional para superdotados, no Reino Unido. Vale destacar ainda que a organização Mensa aceita pessoas com pontuação igual ou superior ao 98º percentil em um teste de Quociente de Inteligência (QI).
Assim, Teddy, que hoje tem 4 anos, pode contar até cem em seis idiomas além do inglês, incluindo o mandarim. Além disso, a mãe de Teddy, Beth Hobbs, revelou que o seu filho aprendeu a ler aos 26 meses, assistindo a programas de televisão infantil e copiando os sons das letras.
Como tudo começou
Segundo sua mãe, tudo começou de forma inusitada e curiosa.
“Ele começou a traçar as letras e, quando o mandamos de volta para a creche após o lockdown imposto pela covid-19, dissemos aos professores que achávamos que ele havia aprendido a ler sozinho”, afirma Beth em uma entrevista divulgada recentemente.
No entanto, foi apenas depois do teste que a suspeita se confirmou. Veja!
“Recebemos então um telefonema da creche, dizendo que eles haviam pedido a um professor de pré-escola avaliá-lo, e que ele disse: ‘Sim, ele sabe ler!'”
Por outro lado, o que aconteceu a seguir surpreendeu particularmente os pais de Teddy.
Sim, ele estava lendo em mandarim, aquele idioma complexo para a maioria das pessoas do planeta terra.
Dessa forma, Teddy foi aceito como membro da Mensa quando tinha 3 anos, o que faz dele o membro mais jovem da organização no Reino Unido.
O desejo dos pais
Apesar do seu talento nato, seus pais possuem um desejo simples. Isso porque, tudo que esperam é que Teddy tenha uma infância normal para uma criança da sua idade.
“Ele está começando a perceber que seus amigos ainda não sabem ler, e ele não sabe por quê. Mas é muito importante para nós mantê-lo com os pés no chão”, diz a mãe.
Veja também: Banheiro do futuro é construído em Balneário Camboriú
Por isso, agora que você sabe tudo sobre como o menino de tão pouca idade aprendeu a ler, resta saber quem será o próximo prodígio entre nós.
Continue navegando com a gente!