Evita suprimir a vontade de urinar
Enquanto muitos especialistas argumentam que segurar a vontade de fazer xixi pode ser uma causa de infecção urinária, outros apontam que não há evidências suficientes para ter certeza. Além dessa falta de consenso, fica claro que segurar a urina quando tem vontade de expelir não é uma sensação agradável.
E também acontece que muitas pessoas desejam urinar justamente no banho, o que pode ser consequência do relaxamento produzido pelo barulho e pelo contato da água caindo no corpo.
Em qualquer caso, é uma oportunidade de não se conter e executar uma das ações mais naturais que existem.
O banheiro fica menos sujo
Urinar no chuveiro equivale a não usar o vaso sanitário e, embora não faça muita diferença, a verdade é que ajuda o vaso sanitário (e seu entorno, no caso dos homens) a ficar menos sujo.
Isso pode reduzir a frequência com que precisa ser limpo e , portanto, a quantidade de detergentes usados, muitos dos quais também afetam os ecossistemas.
Qual é a utilidade de fazer xixi no chuveiro?
Além dessas vantagens, também existem crenças sobre outros supostos benefícios de urinar no chuveiro. Em particular, há quem diga que a urina pode fazer bem à pele ou que pode ter um efeito positivo sobre feridas e infecções.
Especialistas em etno medicina da Universidade de Extremadura publicaram em 2017 os resultados de uma investigação através da qual identificaram 204 diferentes usos da urina como “medicina tradicional”. A maioria desses usos (dois terços do total) aproveitou as supostas propriedades da urina para a saúde da pele.
É verdade que o principal componente sólido da urina é uma substância chamada ureia, com propriedades antimicrobianas e suaviza e esfolia a pele. Mas a ureia representa cerca de 2% da urina, enquanto nos fungicidas sua presença chega a 40%.