Com base em todos esses dados, qualquer medida que implique economia é bem-vinda.
Ajuda a prevenir infecções
Embora existam pessoas que pensam que fazer xixi no chuveiro é nojento ou anti-higiênico, o que acontece é o contrário: é mais saudável, já que a genital é lavada imediatamente.
E é mais higiênico, principalmente para as mulheres, que correm o risco, ao se limparem com papel de trás para a frente, de contaminar a uretra com alguma bactéria do ânus ou arredores e causar uretrite, infecção que inclui inflamação, irritação e dor.
Por outro lado, existe a crença de que, se a mulher urinar em pé, expele menos líquido e que a urina residual que, por conseguinte, permanece no interior do corpo pode ter efeitos negativos. Algo que pode acontecer se fizer xixi em pé no chuveiro.
No entanto, um estudo realizado por cientistas taiwaneses, observou que não há diferença significativa. A pesquisa teve como objetivo verificar se, para as mulheres, urinar em pé em banheiros públicos – com o auxílio de aparelhos projetados especificamente para esse fim – era uma possibilidade saudável. A conclusão? Sim é.