Publicidade

Cinco razões pelas quais é aconselhável urinar enquanto toma banho

Por isso, sendo a água um recurso escasso, economizar é fundamental. Se uma dessas urinadas for ao chuveiro, evitará gastar tantos litros de água por dia.

Publicidade

Em 2014, dois alunos da University of East Anglia, no Reino Unido, lançaram uma iniciativa chamada “Go with the flow”, que exigia que todos os alunos dessa instituição urinassem ao tomar banho pela manhã ao invés de fazer no vaso.

Chris Dobson e Debs Torr, os ideólogos da proposta, calcularam doze litros para cada descarga da cisterna. Com base nessa cifra, o fato dos 15 mil alunos daquela universidade urinarem no chuveiro economizaria a cada ano uma quantidade de água equivalente à capacidade de 26 piscinas olímpicas.

Obviamente, economizar água também é economizar dinheiro. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, mais de 30% dos gastos vão para a habitação, categoria dentro da qual está o consumo de água.

E deve-se observar também que essa economia de água é valiosa se não for desperdiçada de outras formas: se quer cuidar do meio ambiente, não adianta urinar durante o banho se aquele banho durar meia hora.

Economiza papel

Estando no banho, é claro que não precisa usar papel higiênico para se limpar após urinar. Essa economia pode parecer insignificante, já que o papel usado após urinar (geralmente só por mulheres) não é muito.

No entanto, o papel higiênico – como é consumido no Brasil – é cada vez menos sustentável. Todos os anos é gasto 790 mil toneladas de papel higiênico e sanitário, e cada vez mais do tipo “premium”, cuja produção requer o uso de madeira virgem, o que coloca em risco as florestas e sua biodiversidade.