Quem acompanhou a premiação dos jogadores argentinos depois do jogo épico da final, provavelmente viu uma cena curiosa: qual é a roupa que o Messi usou ao levantar a taça?
Neste artigo, você vai descobrir o que aconteceu, o porquê e como foi a trajetória de Lionel Messi nesta edição que consagrou a Argentina como tricampeã. Confira!
Veja a origem da roupa que o Messi usou
ao levantar a taça
Qual é o nome daquela vestimenta?
Aquela roupa que o Messi usou ao levantar a taça se chama “besht”. É uma espécie de túnica que é utilizada apenas por líderes do Catar em momentos muito especiais.
A confecção leva em torno de uma semana, pois o processo artesanal conta com sete etapas distintas. Borda-se a área em torno do pescoço e dos braços com lindos fios de ouro.
Além disso, depois do acontecimento que foi Lionel Messi vestir a “besht”, as vendas da peça dispararam no Souq Waqif, o mercado mais popular do Catar.
Por que Messi usou uma roupa assim na cerimônia?
A túnica foi entregue por Tamim Bin Hamad Al-Thani, a principal autoridade do país. Basicamente, quando o sheik veste alguém com a “besht”, isso significa uma homenagem.
Foi uma maneira de ressaltar aquele momento que era o ápice do capitão argentino, levando em conta que a vestimenta costuma ser utilizada por pessoas muito importantes.
Leia também: Veja 5 craques que nunca disputaram Copa do Mundo
Veja como foi a trajetória de Messi na Copa do Mundo 2022
Em sua quinta Copa, Lionel Messi simplesmente destruiu todos os recordes. Além do título, chegou à marca de Lothar Matthäus com 26 jogos disputados.
O craque argentino foi vice-artilheiro da competição com 7 gols e distribuiu 3 assistências, ou seja, participou de 66,67% dos gols da seleção.
Além disso, Messi empatou em número de gols em Mundiais com Pelé, totalizando 12 em todas as suas participações. Levou também o prêmio de Melhor Jogador da Copa.
O que você achou da roupa que o Messi usou? Gostou? Se quiser ver outros assuntos, aproveite que está aqui e leia os demais artigos do Portal CMM!