Se você sonha em ter um carro mais novo, com bom estado de funcionamento, e barato, saiba que o leilão oferece grandes oportunidades.
Afinal, estamos falando de carros que são negociados com até 70% abaixo do preço de mercado, constante na tabela FIPE.
Por isso, comprar um carro de leilão é certamente uma grande vantagem para seus participantes. Porém, é preciso estar atento a alguns detalhes para evitar prejuízos e problemas posteriores. Veja!
Como comprar um carro barato de leilão
Para comprar um carro barato, é preciso ter organização e tempo de pesquisar bem.
Afinal, todas as casas de leilão disponibilizam o seu edital com data, hora e maiores detalhes sobre o evento.
Uma das informações mais importantes que constam no edital, são:
- O local onde o leilão vai ocorrer e
- A data de visitação do veículo.
Afinal, com esses detalhes em mente é possível se organizar para estar presente na data da visita e verificar o estado geral do carro, já que o veículo será entregue no estado em que se encontrar, e a casa de leilão não se responsabilizará por eventuais danos ou problemas que o mesmo venha a apresentar posteriormente.
Por isso, é tão importante comparecer pessoalmente no dia acordado para observar bem o tipo de veículo que você poderá arrematar.
No entanto, é importante ter em mente que, os veículos não poderão ser ligados no dia da visita, e toda a análise poderá ser feita apenas no exterior do veículo.
Quanto a localização do leilão, é de suma importância que os participantes deem preferência para veículos próximo do local da residência uma vez que o custo de transporte do carro até a sua cidade pode inviabilizar a transação e trazer ainda prejuízos para o arrematante.
Afinal, o maior benefício que o leilão de carros tem é o fato dele ter um preço bem abaixo do de mercado e caso o custo com o trajeto seja superior ao desconto fornecido, comprar um carro de leilão pode não ser tão vantajoso.
Como comprar um carro de leilão barato
Para comprar um carro barato, é preciso fazer uma busca entre as casas de leilão da sua região.
Outra possibilidade, é observar se nos sites de financeiras como Banco Santander, Banco Itaú, Banco Bradesco, entre outras, existe a previsão de algum leilão disponível para a região onde você mora.
Caso tenha, é recomendado fazer uma boa leitura do edital, pois ele funciona como uma espécie de contrato entre os clientes. Ou seja, lá conterá informações valiosas quanto aos detalhes do veículo, como por exemplo, dívidas, multas e débitos a serem quitados antes da liberação do veículo.
Afinal, ninguém quer descobrir que o veículo tem uma dívida enorme logo depois de fazer a arrematação do mesmo, certo?
Vale lembrar que, apesar dos lotes serem disponibilizados pelos bancos e financeiras, às mesmas não são responsáveis pela realização dos eventos e sim às casas de leilão parceiras das instituições.
Caberá a elas a organização de todos os trâmites do leilão até a liberação do veículo do pátio.